Social Network

Agência de Projetos: Da concepção à avaliação de benefícios
Agência de Projetosda concepção e viabilização à avaliação de resultados, benefícios e valor

Mudanças Climáticas

mudanças climáticas

mudanças climáticas

No último dia 26 de agosto, em um evento realizado pelo Valor Econômico e a Globo News, com o patrocinio do Instituto ETHOS, Forúm Amazônia Sustentável e Vale do Rio Doce, grandes empresas do cenário nacional assinaram em parceria com o governo a Carta Ambiental, um acordo que antecede a  COP -15.

A COP-15 é considerada a conferência mais importante da história, já que será a conferência com potencial para definir qual será a politica mundial para o clima.  Nesta conferência deverá sair o protocolo que substitui o Protocolo de Kyoto, vigente até 2012.

No evento do dia 26, as empresas assinaram compromissos junto com o governo de reduzir as emissões de carbono, como maneira de antecipar uma tendência global e atender as exigências para exportação. Os compromissos firmados são bastante consistentes, se firmando sobre os seguintes tópicos para as empresas:

  • Monitorar as emissões de GEE das empresas signatárias, com a publicação de inventários anuais para acompanhamento da sociedade.
  • Opção estratégica por investimentos que promovam a redução das emissões de GEE nos processos,  produtos e serviços.
  • Busca de redução contínua do balanço liquido de CO2 na empresas.
  • Ações junto à cadeia de suprimentos visando a redução de emissões de fornecedores e clientes.

Para o governo os principais compromissos foram.

  • Liderar as negociações para a definição de metas de redução global das emissões, garantindo o principio de responsabilidades comuns porém diferenciadas
  • Defender a implementação da implementação do MDL.
  • Apoiar a criação do mecanismo de incentivo para redução de emissões por desmatamento e degradação florestal (Redd)

Assista entrevista com o Ministro Celso Amorim comentando sobre a COP-15: Clique aqui

O blog da J2DA como marca de seu compromisso com a sustentabilidade e as questões do clima, estará desde então até o COP-15 divulgando as negociações e acordos que ocorrerem  para garantir  um planeta para a próxima geração.

2 COMMENTS

Deixe uma resposta