Social Network

Agência de Projetos: Da concepção à avaliação de benefícios
Agência de Projetosda concepção e viabilização à avaliação de resultados, benefícios e valor

frente a frente com Rosalina

FFR10

 

foto Swany

Swany Gomes Pessanha é Assistente Social formada pela UFF – Universidade Federal Fluminense e UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Gestora Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos em São João da Barra/RJ desde 2013 – Membro do COEGEMAS/RJ – Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do RJ; Diretora de Ética e Comunicação do 129º GEMAR – Grupo de Escoteiros do Mar; Estudante de MBA Gestão Estratégia de Pessoas na Universidade Estácio de Sá – Participou da Comissão Organizadora do 1º Encontro de Gerenciamento de Projetos da Estácio de Sá em Campos dos Goytacazes/RJ.

 

 

 

Oi Swany, você trabalha como Gestora de projetos ligados à Política Pública de Assistência Social. Fale um pouco sobre isso. Trata-se de algo complexo? O que te motiva?

Swany:

Olá Rosalina, como Assistente Social  pretendia e buscava atuar junto a Políticas Públicas, mas trabalhar na gestão não foi algo planejado! Iniciei na Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos como assessora, passei por diversos setores e executei muitas funções, todas que se faziam necessárias. Sempre com o meu melhor desempenho possível, eu conhecia todas as  equipes e entendia das necessidades dos órgãos envolvidos. Quando o convite de assumir como gestora aconteceu, tive o apoio de minha família e me senti bastante segura para aceitar. Parti do princípio que o desafio seria uma  ótima oportunidade!

Realmente lidar com questões sociais frente a uma gestão pública é altamente complexo, demanda de  comprometimento na ação, transparência na comunicação, ética na condução, resiliência no gerenciamento dos conflitos, coragem na tomada de decisão e muito amor na forma de liderar. Mas garanto que todas minhas noites são bem dormidas, a consciência tranquila colabora com o sucesso dos projetos do dia seguinte. E o que me motiva é poder retribuir com minha prática ao município onde vivo a 29 anos, e do qual recebi boa educação, tratamento de saúde, onde moram meus amigos e familiares, a terra onde escolhi para construir minha família e ter meu filho. Poder usar os conhecimentos adquiridos para servir a toda população/ principalmente os que mais necessitam, e buscar fazer do público um serviço de excelência é algo fantástico.

 

Como é o trabalho que você e a sua equipe desenvolvem em São João da Barra, município do estado do Rio de Janeiro? É verdade que esse trabalho recebeu destaque nacional e já chegou a conquistar prêmios?

Swany:

A gestão da Assistência não tem mistério, caminhamos com muito respeito:  Seguimos as Leis, Normas e Orientações Técnicas instituídas; Obedecemos os Regimentos e Planos elaborados e aprovados em conjunto com os stakeholders; Seguimos um bom plano de comunicação; Estamos sempre atentos ao gerenciamento de nossos riscos, contratos, aquisições e ameaças; buscamos implementar um modelo de gestão compartilhada. O que podemos apresentar como diferencial é a prática do “pensar fora da caixa”, mesmo quando “a caixa esteja muito bem fechada”, (na organização pública então…); é “olhar o ponto que ninguém nota”; é “fazer o que tem que ser feito, como se fosse a coisa mais importante naquele momento”. Procuramos, criamos, inovamos, surpreendemos, dentro da menor possibilidade que tivermos. Fazemos nossa obrigação! E temos apoio total do gestor municipal, que entende e aprova nossa prática.

Estamos dentre os cinquenta municípios com melhor gestão da política de assistência no país. Foi uma grande alegria representar nossa equipe e município durante a premiação do Troféu Responsabilidade Social nos anos de 2015 e 2014, Prêmio Grand Gestor Municipal 2015 e ainda do Troféu Sustentabilidade Social em 2014. Nossa equipe, já havia sido premiada nos dois  anos anteriores a minha gestão, fator que nos impulsionou a buscar o melhor e aumentou nossa responsabilidade. Mas conquistar o reconhecimento do trabalho que executamos é sempre muito gratificante e de grande emoção, poder dividir essa alegria com todos os que participaram do processo é maravilhoso!

 

Com tantos programas, projetos, serviços e ações sob sua responsabilidade, fale um pouco sobre os resultados obtidos e sobre a sua satisfação pessoal com eles.

Swany:

Conduzimos programas de nível federal, alguns projetos que envolvem as comunidades e grupos diversos (de mulheres, idosos, gestantes, crianças e adolescentes, LGBT etc.), serviços de convivência e fortalecimentos dos vínculos familiares, benefícios que auxiliam pessoas que ultrapassam momentos de necessidades. Gerimos ainda equipamentos de funcionamento integral 24 h cuidando de crianças com direitos violados, mulheres vítimas de violência e pessoas em situação de rua. Trabalhamos pela garantia de direitos, visando a transformação da vida de pessoas.

Os Projetos contidos no Acompanhamentos feito junto das famílias atendidas sem dúvidas me enchem de entusiasmo. Acontecem hoje de maneira sistemática com mais de duas mil e quinhentas famílias com algum tipo de vulnerabilidade social. Onde a realidade vivenciada é analisada, os possíveis anseios e mudanças são refletidos, metas a serem alcançadas são elaboradas pelas famílias juntamente da equipe técnica, o acompanhamento é feito por tempo determinado. O suporte possível e necessário é dado além de realização de  encaminhamentos diversos para a rede de serviços disponíveis. Os resultados são surpreendentes: transformação do contexto social das famílias e o protagonismo dos sujeitos que se dispõe a seguir todas as etapas e aproveitam a oportunidade.  

Desfruto assim Rosalina, das melhores Lições aprendidas diariamente, obtidas em casos, ocorrências, debates, intervenções junto de pessoas que buscam o nosso trabalho como “ajuda” e encontram em sua própria realidade estratégias de solução!  

Agradecemos Swany!

Vem aí muita novidade para o próximo “frente a frente com Rosalina” Aguardem! 😉

Deixe uma resposta