Social Network

Agência de Projetos: Da concepção à avaliação de benefícios
Agência de Projetosda concepção e viabilização à avaliação de resultados, benefícios e valor

Gerenciamento de Projetos em tirinhas

Rosalina14 Sobre Rosalina…  

Rosalina, a Gerente de Projetos é uma metáfora criada para apoiar o aprendizado e a comunicação direta com professores, alunos e profissionais da área.

Pela forma como Rosalina é considerada nos livros, filmes e nas tirinhas, há quem pense em Rosalina, como se ela fosse uma Gerente de Projetos perfeita, uma “mulher maravilha” do gerenciamento de projetos. Supostamente, a personagem é retratada como quem já dispõe de todas as competências desejadas – já chegaram até a querer contratá-la, através de uma oferta irrecusável para tirá la da JJJ&J S/A, negada veementemente, é claro!

Mas não é nada isso! Rosalina não é uma profissional perfeita, mas costuma ser postada como uma profissional que gosta do que faz, sente orgulho de seu papel na empresa, compromete se fortemente, desenvolve se continuamente e, portanto, goza do reconhecimento de seus colegas, condições que são costumeiramente usadas para justificar, em parte, seus bons resultados e seu sucesso profissional.

Quem, entre nós, poderia dizer o mesmo de si próprio? Que bom seria se todos pudessem se encontrar nessa posição! Para tanto, haveríamos de continuar nos desenvolvendo, aprendendo com nossos próprios erros e acertos. Caberia a nós traçar a rota e assumir o “leme” de nosso destino profissional.

Assim, Rosalina não é perfeita, e sim uma caricatura de uma profissional Gerente de Projeto como tantas outras, empenhada em melhorar seu desempenho continuamente.

 

capa_Rosalina_GP Tirinhas_1

Sobre o novo livro “Rosalina em Tirinhas”

Sinto me totalmente realizado com a produção deste novo livro. O projeto foi inovador, ambicioso, grandioso, maravilhoso!!!! Tudo no superlativo. São 93 colaboradores dentre os mais destacados nomes do gerenciamento de projetos do país, 131 tirinhas e 384 comentários. Já imaginou gerenciar um projeto assim?

Sou imensamente grato a todos os amigos, colegas de profissão, que acolheram o meu projeto, que me deram incentivo, contribuindo de forma voluntária e que embarcaram comigo nesse sonho. É realmente um sonho amealhar tantos amigos assim pela vida! Hei de retribuir a todos com minha amizade sincera e com o profissionalismo que sempre pautou a minha vida. Este livro é mais uma contribuição aberta (wiki) ao ensino do gerenciamento de projetos que se alavanca nas peripécias da personagem Rosalina – uma metáfora criada para apoiar a comunicação direta e o aprendizado com meus alunos, professores e profissionais da área.

Cada tirinha aborda uma situação típica, um caso, um momento único na rotina de trabalho de Rosalina, e propicia reflexões imediatas ao leitor. Obviamente, o nível de conhecimento e de vivência de cada um conduzirá a uma interpretação pessoal do tema, não havendo de minha parte a intenção de induzir o que é certo ou o que é errado nessas reflexões. A proposta de complementar as ilustrações com comentários de especialistas (gente que faz a diferença!!!) baseia se na possibilidade de ampliação dessa visão imediata do leitor, proporcionando a abertura para novas possibilidades de interpretação “além da caixa”, aceleração do seu amadurecimento profissional, o seu protagonismo em relação à própria carreira e a formação de suas conclusões pessoais a serem usadas pela vida afora. Estou muito feliz com o resultado obtido. Espero que os benefícios almejados por esse projeto sejam plenamente atingidos e que o leitor faça bom uso do conteúdo rico que tem nas mãos.

Alonso Soler 

Deixe uma resposta