
Manish Tripathi
Durante o sustentável 2009 um dos grandes destaques do evento foi a apresentação de Manish Tripathi (Presidente – Fundação Dabawalla).
Faz algum tempo que os Indianos vem se mostrando muito bons em trabalhar com sustentabilidade, apesar do governo Indiano resistir em a assinar os acordos para redução da emissão de carbono.
Projetos como o Grameen Bank, um dos melhores se não o melhor case de projetos com microcrédito no mundo, além de inúmeros outros trabalhos.
O ultimo que tive noticia foi da Fundação Dabawalla, uma empresa totalmente sustentável, onde a principal maneira deles é serem simples em seus processos.
Rápidamente definindo a fundação Dabawalla é uma empresa que faz o serviço de entrega de marmitas na Índia num raio de até 70km ao custo de 7U$ por mês, um valor acessível a população e capaz que viabilizar a operação.
A necessidade para os trabalho dos Dabawallas surge a partir do contexto de que os homens vão muito cedo ao trabalho, quando a comida ainda não está pronta, sendo assim necessário que de alguma forma ela chegue aos seus trabalhos. No entando o caminho é longo demais para que as mulheres possam levar a comida e ao mesmo tempo fazê-la.
Para transportar a comida, os Dabawallas fazem uso de bicicletas, e para rezalizar a entrega correta uma marcação com base nos endereços, o que dispensa o uso de qualquer sistema informatizado que segundo Manish somente encareceria o produto. Eles entregam desta maneira 200.000 marmitas quentes.
Os serviços sempre ocorrem com a máxima eficiência, o indice de abstinência na fundação é quase zero, já que todos os funcionários são sócios.
Leia mais em: portalexame.com.br

Manish Tipathi e Fernando Almeida