Social Network

Agência de Projetos: Da concepção à avaliação de benefícios
Agência de Projetosda concepção e viabilização à avaliação de resultados, benefícios e valor

frente a frente com Rosalina

FFR3

 

No “frente a frente com Rosalina” desta semana temos duas grandes profissionais do Gerenciamento de Projetos. Miriam Machado e Ana Carolina Gaeta.

Agradeço desde já a sua presença e a sua participação respondendo as nossas perguntas, revelando o seu potencial e colaborando para formação da consciência profissional das pessoas que pensam em seguir esta carreira.

Vamos lá?

MM

Miriam Machado: Palestrante e Consultora com vivência internacional. Especialista no segmento de beleza nas áreas de comunicação, marketing e administração de negócios. Tendo assumido cargos executivos em indústrias de cosméticos, dentre elas ADCOS – Gerente de Marketing. Consultora do Sebrae Nacional prestando serviços para as carteiras: Beleza e estética e carteira Academias e Bem estar. Especialista em gerenciamento de projetos, certificação PMP e diretora do PMI ES.Idealizadora de projetos com repercussão nacional e apoio do SEBRAE e de indústrias do segmento. Professora de pós-graduação nas áreas de marketing e gerenciamento de projetos. Sócia da start up Tecnologia-aplicativo EasyLook para o segmento de prestação de serviços de beleza e seus clientes. Diretora executiva da Planning Consultoria e Treinamento Empresarial.

 

Miriam Machado MSc, PMP, TOT

 

foto

Ana Carolina GaetaGraduada em Engenharia de Produção. Especialista em Gerenciamento de Projetos em Engenharias e Arquitetura pelo IPOG – Instituto de Pós Graduação. Atualmente cursa MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV – Fundação Getúlio Vargas. Participou do Programa Executivo Internacional em Gerenciamento de Projetos realizado em parceria com a ISAE/FGV e a The George Washington University – School of Business, na cidade de Washington, DC – EUA (2014). Atualmente é Gerente de Projetos da Quartzo Engenharia Diagnóstica & Gerenciamento Ltda. Diretora de Projetos Especiais do PMI AM e PMIEF Liaison – Manaus Brazil Chapter     

Pensa em seguir a carreira de Gerente de Projetos? Estas duas profissionais vão te ajudar através de suas respostas, vale a pena conferir.

MM

1 – Podemos dizer que você é inovadora quando une o Gerenciamento de Projetos com a beleza? Como é essa relação? Quando ocorreu o “click” de que isto daria certo?

Sim eu faço uma ligação direta entre a beleza e o Gerenciamento de Projetos.  Isto se deu em 3 momentos distintos:

Como Gerente de Marketing de uma indústria de cosméticos (ADCOS) dei início à cultura de GP.  Anos depois a proprietária me encontrou e agradeceu dizendo:  “Sabe aqueles planejamentos e cronograma que você vivia cobrando?  Agora temos isto tudo. ”  Foi gratificante ouvir este feedback.

Como Consultora fui contratada para fazer o diagnóstico da carteira de projetos de beleza do Sebrae.  Neste momento usei todas ferramentas e estratégias de GP. Resultado: O meu diagnóstico, virou um manual que passou a ser benchmarking no Sebrae Nacional.

Outro momento foi juntar beleza e tecnologia para criar o aplicativo Easylook (http://easylook.com.br/). Deu certo porque um dos sócios é de TI, eu sou de beleza e GP.

 

foto

1- O PMI AM vem trazendo grandes novidades ao público através do compartilhamento conhecimentos e você faz parte deste momento ímpar da instituição. Como foi participar efetivamente como uma das organizadoras do 5º Congresso de Gerenciamento de Projetos da Amazônia em 2014 e estar ao lado dessa liderança tão ativa?

Ser a Gerente deste projeto foi uma experiência muito gratificante. Foi a primeira vez que eu participei da organização de um evento como este e o resultado foi muito melhor do que o esperado. O mais importante é que nós do PMI AM conseguimos alcançar as pessoas e fazer com que elas realmente saibam o que é o Gerenciamento de Projetos, para que ele serve e como ele é útil em qualquer área de nossas vidas. Além disso, conseguimos mostrar que o PMI AM existe no cenário nacional e internacional e vem atuando e fazendo um belo trabalho em Manaus através dos seus voluntários. Eu diria que o 5º Congresso de GP da Amazônia foi um passo muito importante dado por nós e que marcou uma nova fase do capítulo PMI AM.

 

MM

2 – Você criou um aplicativo que facilitou a vida de muitos clientes, afinal, tempo, nos dias de hoje, é missão quase impossível. Conte-nos um pouco do projeto do EasyLook.

O Easylook nasceu por vários motivos, entre os quais: conectar clientes e profissionais de beleza; propiciar a inclusão digital dos profissionais de beleza para gerar negócios; aumentar o número de clientes. Lembre-se que 90% dos profissionais de beleza são microempreendedores individual em pequenos salões e não utilizam a tecnologia na sua área profissional.  

 

foto

2- Alguma vez você se arrependeu de ter escolhido e seguido esta profissão?

Não. Eu nunca me arrependi. Fazem quatro anos que eu conheci realmente o Gerenciamento de Projetos e, a partir daí todos os meus estudos e esforços foram voltados, de alguma forma, para esta área. Gerenciamento de Projetos não é algo fácil, existem algumas dificuldades e outros pormenores a serem superados, mas, nesse tempo que eu estou vivenciando isso, nunca me fizeram querer desistir.

 

MM

3 – Além de ser competente, inovadora no ramo dos cosméticos e beleza você passa o seu conhecimento através de palestras. Gerente de Projetos X Cosmética Profissional. Uma das uniões mais inusitadas e brilhantes que temos visto por aí. Você se sente realizada profissionalmente?

Eu me sinto realizada sim.  Em março fui à França e Itália para conhecer alguns projetos de parque tecnológico e de linhas de produtos de indústria de cosméticos. A minha cabeça vive criando temas transversais e a mais nova palestra é: “Gerenciamento de projetos para startup de tecnologia”.

 

foto

3- Como você definiria o Gerenciamento de Projetos em sua vida?

Eu definiria como algo na minha vida que eu ainda tenho muito a explorar, conhecer e estudar. Por fazer parte do capítulo do PMI AM e trabalhar na área, eu experimento aspectos e sensações muito diferentes no ambiente de trabalho e numa sala de aula. E é justamente isso que eu acho tão fantástico na profissão, o fato de ser possível utilizá-lo em diversos aspectos da vida, tanto profissional como pessoal.

 

MM

4 – Como você definiria o Gerenciamento de Projetos em sua vida?

O Gerenciamento de Projetos na minha vida é um marco (milestone) de melhoria na minha performance profissional.  Sempre digo que GP é a profissão de escolha na vida das pessoas, portanto, você pode ter uma outra profissão qualquer e fazer uso do GP no contexto dela.  Resultado: você será um profissional mais competente e mais focado, seja você um Gerente de Marketing, um Médico, um Arquiteto etc. O Gerenciamento de Projetos na minha vida também representa networking e amizades.  Por fazer parte da diretoria do PMI desde 2006, tenho amigos em todo o mundo já que participo todo ano de encontros do PMI global nos EUA.

 

Forte abraço e até a próxima semana.

 

 

            

 

 

Deixe uma resposta