Social Network

Agência de Projetos: Da concepção à avaliação de benefícios
Agência de Projetosda concepção e viabilização à avaliação de resultados, benefícios e valor

Dinâmica envolvendo o Trekking e a Gestão de Projetos

No ultimo dia 02 de abril a J2da e a equipe Nikus Consciência realizaram a dinâmica PMTrekking para uma grande construtora em um hotel fazenda no interior do estado de São Paulo.

O PMTrekking® é um seminário ao ar livre no formato de competição entre equipes, através de uma atividade de Enduro de Regularidade a Pé. O objetivo é fazer uma associação entre a atividade esportiva do trekking e as competências necessárias para a efetiva gestão de projetos. O trekking, praticado em equipes, é apresentado como uma atividade que exige planejamento e coordenação, tal e qual os esforços requeridos para se executar um projeto.

Durante o dia todo, os 60 participantes tiveram palestras, grupos de discussões, treinamentos e duas provas de trekking para participar. Todo o evento foi acompanhado por instrutores (equipe técnica, palestrantes, suporte e equipe de filmagem).

O dia foi dividido em 8 partes:

  • 1ª – Palestra de aprendizado (motivação) – Um primeiro contato dos participantes com relação à prova de trekking e quais as funções necessárias para realizá-la.
  • 2ª – Divisão das equipes e entrega dos materiais aos participantes (Bússola, cronômetro, planilha e pedômetro).
  • 3ª – Ilhas de treinamentos com instrutores – Nessas ilhas, cada equipe passou por um treinamento de como lidar com cada equipamento (Ilha de navegação e cronômetro, ilha de treinamento de passos e ilha de aprendizado com bússola).
  • 4ª – Realização da primeira prova (aproximadamente 50 minutos)
  • 5ª – Divulgação dos resultados e discussão em grupo para alinhar pontos positivos e negativos da primeira prova.
  • 6ª – Tempo de treinamento para a segunda prova
  • 7ª – Realização da segunda prova (aproximadamente 1 hora)
  • 8ª – Palestra de Lições aprendidas e fechamento do evento com a entrega das premiações.

Com intuito de fortalecer o espírito de grupo, colocar os participantes em situações inesperadas (algo corriqueiro dentro das grandes empresas), criar um ambiente de descontração (diferente do ambiente empresarial) e dar um suporte teórico de gestão de projetos, o evento foi um sucesso.

Disputa, descontração, trabalho em equipe, planejamento estratégico, disposição, aparição de lideranças, integração entre as equipes e momentos de dificuldades foram alguns aspectos evidentes durante o dia.

Deixe uma resposta