Social Network

Agência de Projetos: Da concepção à avaliação de benefícios
Agência de Projetosda concepção e viabilização à avaliação de resultados, benefícios e valor

COP-15 está chegando, precisamos cobrar um acordo eficaz

Dentro de alguns dias acontece a COP-15, Conferência das Partes na Dinamarca que pretende ter como resultado a criação de um novo acordo climático que venha a substituir o Protocolo de Kyoto.

Ao redor do mundo diversas iniciativas tem sido tomadas para fazer com que se construa um acordo efetivo, já que a não construção poderá resultar em uma verdadeira catástrofe para a humanidade.

Entidades de mobilização global como a Avaaz tem desenvolvido campanhas fazendo com que as pessoas cobrem dos grandes líderes uma postura de comprometimento, tendo resultado em ações como a do vídeo a seguir:

O próprio empresariado brasileiro, junto com a mídia e o governo chegaram a realizar acordos consistentes, como a Carta Ambiental (http://j2da.wordpress.com/2009/08/31/mudancas-climaticas/), que conseguiu comprometer mais de 80% do PIB nacional com a questão da redução da emissão de carbono, fazendo inclusive o Ministro Celso Amorim admitir a possibilidade do Brasil se comprometer com uma meta de redução, o que não seria obrigatório para os países não desenvolvidos, no entanto uma necessidade devido ao forte crescimento que os países do BRIC tem apresentado, e devido a representativadade que estes países devem ter na econômia global nos próximos anos.

No entanto, apesar destes esforços, muito pode se perder com a possibilidade dos países desenvolvidos não se comprometerem com uma meta de redução condizente, uma vez que o seu não comprometimento pode prejudicar o desenvolvimento dos países emergentes em vários aspectos, caso estes se comprometam sozinhos. Logo, sem o comprometimento dos países desenvolvidos, os países em desenvolvimento, em especial países do BRIC não deverão apresentar um comprometimento ousado e necessário para a causa.

O cenário de fato é muito complicado, já que o não comprometimento, o não estabelecimento de um acordo pode resultar em catastofres como:

  • a floresta amazônica transformada em savana;
  • rios com menor vazão e sem peixes;
  • uma redução global drástica da produção de alimentos, que já está ocorrendo;
  • o derretimento irreversível de geleiras;
  • o aumento da elevação do nível do mar, que faria desaparecer cidades costeiras;
  • a migração em massa de populações em regiões destruídas pelos eventos climáticos e
  • o aumento de doenças tropicais como dengue e malária.

O que inclusive pode gerar consequências econômicas  muito mais sérias que se as econômias se comprometessem  agora com a redução da emissão de CO2. Portanto, o que se faz necessário daqui até o dia 07 de Dezembro, quando começa a COP-15 é que as empresas, pessoas, governos se mobilizem acima de tudo para persuadir aqueles que ainda não perceberam a extensão do problema.

Ajude com esta causa, faça isto divulgando esta informação no Twitter, por e-mail,  Orkut, Facebook, no seu blog e para quem puder espalhar.

Deixe uma resposta