Social Network

Agência de Projetos: Da concepção à avaliação de benefícios
Agência de Projetosda concepção e viabilização à avaliação de resultados, benefícios e valor

Bicigrino em Santiago: Ultréia e Suséia

 

No caminho, costumamos cumprimentar outros peregrinos através da palavra “ULTRÉIA”. A resposta esperada é a palavra “SUSÉIA”!

ULTRÉIA é uma palavra de origem latina que era pronunciada pelos peregrinos que chegavam a Catedral de Santiago como mostra de júbilo por ter chegado ao fim de sua jornada. Não se trata somente de uma forma de verbalizar a alegria de ter chegado a Catedral de Santiago, mas algo como: “seguir em frente”, “para frente” em busca da realização de um objetivo, de uma meta a qual tendo fé iremos alcançar, mesmo diante das dificuldades não deveremos desistir, ainda que respeitando os nossos limites.

Não obstante temos de ter a humildade suficiente para reconhecer que jamais iremos alcançar a perfeição, temos de seguir sempre para frente e sabermos que, por mais que aperfeiçoemos, sempre poderemos nos superar.

A segunda palavra SUSÉIA – “para cima” e “para o alto”, tem o sentido da busca pela realização de um objetivo que todo o ser humano deve perseguir, a evolução espiritual, essa é a verdadeira, senão única realização humana que transcende a morte.

A conjugação destas duas metas, ULTREYA “para a frente” e SUSEYA “para cima” são condição de votos de sucesso no Caminho de Santiago. À medida que avançamos no caminho, aproximamo-nos cada vez mais de Santiago – ” para frente”, e mais nos sentimos com o espírito elevado, próximo do templo divino, da mensagem a exemplo de Cristo e de seu Apóstolo mais aguerrido, Santiago, ou seja: “para cima”.

Deixe uma resposta