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Agência de Projetos: Da concepção à avaliação de benefícios
Agência de Projetosda concepção e viabilização à avaliação de resultados, benefícios e valor

Agenda Ética

Recebemos este artigo do Presidente da ADCE/MG (Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas de Minas Gerais) – Sérgio Cavalieri,  publicado originalmete  no Caderno Opinião do Jornal Estado de Minas, no dia 23 de janeiro.

Estamos reproduzindo integralmente em nosso blog, por partilhamos da mesma opinião que Sérgio Cavalieri no que diz respeito a ética.

Segue o artigo:

“AGENDA ÉTICA”

Passada a fase mais aguda da crise financeira e econômica internacional, líderes políticos e empresariais apressam-se em apresentar as perspectivas para o ano que está começando.
São previsões otimistas: a economia voltará crescer, no mundo, no Brasil e também em Minas Gerais, a taxas iguais e até superiores às registradas no período pré-crise.
Significa que teremos mais investimentos, mais produção, maior geração de riqueza e renda, mais empregos.
É um cenário alentador, mas revela uma abordagem míope na medida em que omite uma variável fundamental na agenda de 2010 – a questão ética que, necessariamente, precisa avançar junto com as atividades política e com o crescimento econômico.
Lamentavelmente, nos últimos anos o Brasil tem se revelado pródigo em exemplos pouco edificantes, dos quais o “Mensalão do Arruda” é apenas a face mais recente, denunciando absoluta falta de compromisso com princípios e valores que devem nortear relações sadias entre os diversos segmentos da sociedade.
É um desafio enveredar neste tema, sobre o qual muito se tem escrito e falado.
Assumo o risco de fazê-lo, com a crença de que é o comportamento e a postura dos nossos líderes – na política, na economia e na sociedade – que moldam o mundo que estamos construindo e que desejamos ético, sustentável e comprometido com as gerações futuras.
O que temos hoje não é modelo a ser seguido: posições de liderança são ocupadas por pessoas desprovidas de condições mínimas para exercê-los, na maioria das vezes pela absoluta ausência de valores, princípios e compromisso com a ética.
São pessoas que “estão se lixando” para a opinião pública. Isso precisa mudar.
Independentemente do país, da religião, da cultura e da posição hierárquica, as principais características de um líder devem ser a sua retidão, sua atitude comprometida com a verdade, com a justiça, com o desejo de servir e de inspirar pessoas para o rumo correto e ético, edificando uma comunidade embasada em fundamentos sólidos, ordeira, respeitosa e que cresça e evolua alicerçada no bem e no amor ao próximo.
Este é o alerta que nos faz o livro “Liderança baseada em Valores”, recentemente lançado pelo casal de professores Marco Túlio Zanini e Carmen Migueles, da Fundação Dom Cabral, com a participação de um grupo de pensadores, acadêmicos, executivos e empresários do qual tive a honra de participar.
Indignados diante da desastrosa postura dos nossos atuais líderes – claro, há exceções -, os autores cumprem o objetivo de mostrar o que a sociedade espera deles, bem como os princípios e valores sobre os quais devem fundamentar sua atuação.

O livro tem o propósito de mostrar que as profundas transformações sociais das últimas décadas romperam vínculos com o passado sem criar novos e quebraram paradigmas sem estabelecer sucedâneos.
Enfim, desorganizaram as instituições e as empresas, trazendo incertezas sobre os caminhos a seguir. Neste vácuo, muitos líderes têm fraquejado diante das tentações.
Nos momentos mais críticos, justificam suas decisões e ações com um relativismo sem precedentes, em um vale tudo interpretativo, seguindo maus exemplos de outros que os antecederam.
Predomina a ambição desmesurada e o egoísmo extremado, ultrapassam-se limites e regras da boa convivência, rompendo o princípio mais importante para o desenvolvimento das pessoas, das instituições e da sociedade: a confiança.
Neste ambiente marcado por tantas mudanças tecnológicas, comportamentais e culturais, é hora de construir novos paradigmas, com a consciência de que o que ancora a sociedade e assegura solidez e perenidade às relações são os princípios e valores.
São eles a bússola que indica o norte verdadeiro, motiva as pessoas, dá significado à existência humana, fazendo com que os indivíduos se sintam inseridos no processo de construção de uma nova realidade, permitindo que ajam de maneira independente, mas interdependente, e de forma responsável.
Esta é a mensagem central do livro Liderança baseada em Valores, que guarda total alinhamento de idéias com a Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas de Minas Gerai – ADCE.
Na política, no mundo empresarial e em todas as áreas da sociedade, precisamos de líderes que se empenhem em construir uma sociedade do bem.
Os líderes que queremos devem abandonar o atalho da esperteza, da desonestidade, da corrupção, das vantagens obtidas, por exemplo, com as doações ilegais de campanha e com os serviços superfaturados.
A sociedade civil organizada está cada vez menos tolerante com esses esquemas e conchavos.
Entendemos, na ADCE, que a moderna liderança empresarial deve ser inspiradora e atuar segundo princípios cristãos.
É, também, o entendimento do livro dos professores Zanini e Migueles, que apresentam um novo perfil de liderança, que não é mais apenas tecnicista, mas busca sensibilizar e mobilizar seus liderados para uma participação espontânea, solidária e ética.
Neste ano de 2010, tão importante e de tantas expectativas em função da retomada do crescimento da economia e das eleições presidenciais, para governos estaduais, Congresso Nacional e parlamentos estaduais, o Brasil precisa, como nunca, de grandes líderes empresariais e de grandes estadistas.
Enfim, precisa de líderes que entendam as verdadeiras aspirações da nova sociedade e dos novos homens que habitam as empresas e o nosso país.

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