O desenvolvimento de um produto é um caso específico de projeto, tal qual foi definido pelo Guia PMBOK (Project Management Body of Knowledge).
O líder e a equipe de desenvolvimento de um produto almeja aumentar a probabilidade de sucesso de seu empreendimento, tanto que diz respeito à eficiência durante a condução do projeto (a forma como o processo de desenvolvimento é conduzido), quanto na eficácia do alcance dos objetivos de negócios para os quais o produto foi concebido (assertividade dos estudos de viabilidade econômica e financeira do projeto).
Os princípios específicos para o desenvolvimento de produtos incluem:
a) Compreender as necessidades estratégicas da empresa de concepção de novos produtos;
b) Levantar e analisar os requisitos dos clientes, das demandas mercadológicas ou da ideia inovadora;
c) Conceber um produto capaz de atender a tais requisitos atentando à construção de diferenciais competitivos;
d) Elaborar e analisar a viabilidade financeira do projeto de desenvolvimento do novo produto;
e) Planejar, executar e controlar o trabalho de desenvolvimento do produto;
f) Garantir o alcance dos resultados de negocio esperados pela introdução do novo produto.
Objetivos:
• Fornecer elementos conceituais e instrumentais para que o líder e a equipe de desenvolvimento de novos produtos possam obter êxito de seus empreendimentos
• Fornecer aos profissionais uma visão geral dos conceitos, processos e ferramentas do moderno gerenciamento de projetos de acordo com o guia PMBoK (Project Management Body of Knowledge) do PMI (Project Management Institute)
• Analisar a viabilidade financeira de projetos de desenvolvimento de novos produtos
• Apresentar e ilustrar diferentes tipos de metodologias de desenvolvimento de novos produtos. Stage Gate, Waterfall (cascata), DFSS (Design For Six Sigma), Métodos Ágeis (iterativos), etc.
• Instrumentalizar ferramentas de apoio ao desenvolvimento de novos produtos: QFD (Quality Function Deployment), FMEA (Failure Mode and Effect Anaysis), DFM (Design for Manufacturing), DFA (Design for Assembly) , AV/EV (Análise de Valor, Engenharia de Valor), etc
• Elucidar o papel e as competências requeridas do líder do projeto e de sua equipe no contexto das organizações matriciais
• Exercitar o entendimento e a adaptação desses conceitos, processos e ferramentas às estratégias e à operação da organização cliente, através de exemplos pertinentes e discussão de casos dirigidos, potencializando a sua adoção de modo rápido e eficaz
• Estimular o desenvolvimento de competências técnicas para o planejamento, execução, controle e encerramento de projetos, bem como de tópicos relevantes de postura e habilidades comportamentais dos Gerentes de Projetos no exercício de gestão de seus projetos
Forma: Treinamento em modo de oficina (alto teor de aplicação e customização), presencial, enriquecido por discussões, simulações e exercícios específicos aplicados à situação do cliente
Duração: 16 ou 24 horas
Clientes Recentes:
• Arcellor Mittal